segunda-feira, 19 de maio de 2014

Volta por cima

Pois é... com perdão (mesmo) dos meus fiéis seguidores, deixei a Blogaleria mofando todos esses meses, e nem eu mesmo sei bem porquê. Acho que foi a minha timidez básica misturada com uma boa dose de cansaço. Nos últimos quatro meses encarei uma empreitada difícil e trabalhosa, a versão em HQ da história de uma lenda: o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, que completou 80 aninhos em 2013. Só pra se ter uma ideia, muitos dos políticos mais importantes do RS passaram pelo SindBancários: por exemplo, os governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o prefeito de P.Alegre José Fortunati, e o atual presidente da Assembléia/RS Gilmar Sossela. Portanto, graficar essa trajetória foi um pouco contar a história de Porto Alegre, do RS e do país, retratando locais e personagens reais, desde os anos trinta até hoje, ou seja, cada quadrinho implicou em uma pesquisa própria. No fim, em comum acordo com o editor, o jornalista do sindicato Moah Souza, o roteirista Paulo César Teixeira e o designer gráfico FJ Uberti, resolveu-se fazer dois volumes, e o primeiro foi lançado essa semana (13/05), abrangendo o período entre 1931 e 1963, ficando o segundo (1964 a 2014) pra depois da copa. Passado o primeiro sufoco, não tenho mais desculpa: voltemos ao blog! Pra cobrir o tempo perdido, vou apresentar um mix das charges e tiras (as que resistiram ao tempo) e um trabalho completamente inédito: um ensaio gráfico, em tom de cartum, sobre os "filhos deste solo", nós outros os brasileiros. Pra ver se me recupero com vocês...


Pra começar, uma seleção de tiras de "Olé & Repé", publicadas no "Jornal do Mercado", entre out/13 e abr/14, e do "Rango", publicadas no jornal "Extra Classe",no mesmo período, ambos de Porto Alegre/RS. As coloridas são aquarelas, e as p&b são trabalhos em nanquim. Além disso, um ensaio gráfico, em nanquim e aquarela com algumas idéias sobre os "filhos deste solo," ou seja, nós, os brasileiros.




Pra terminar, uma seleta das charges publicadas no "Diário Popular" de Pelotas/RS, entre 06/12/13 e 18/05/14, abrangendo temas como as mortes de Nelson Mandela e do músico gaúcho Giba Giba, Rolezinhos, 50 anos da ditadura, inflação, CPI(s) da Petrobrás, reabertura da investigação do crime do Riocentro, racismo no futebol, fraudes no leite e broncas da copa, entre outros. A técnica dos desenhos varia entre o nanquim (bico de pena, caneta, pincel, pincel seco, cabo de pincel) e aguada de aquarela e grafite.






























3 comentários:

Bagual disse...

E imaginar que isso é uma seleção!

Unknown disse...

Gracias por não abandonar esse espaço, mestre Edgar! É tanta coisa boa sendo postada de uma só vez que que cheguei a ficar meio vesgo até! Gd abr!

Ricky disse...

VASQUES!
Que maravilha voce estar de volta aqui!

E que pacotaço você baixou!
Um festival de genialidades
retrospectiva dos ultimos meses
tiras tira tiras - eterno Rango! - e quadrinhos de arrepiar.

Espero que voce tenha a paciencia & pachorra para continuar postando sua arte neste espaço.

Nós, sedentos de Vasques, aguardamos!

grande abraço

Ricky Goodwin